Páginas

Turmas:

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Como surgiu a teoria da relatividade?


      A teoria da relatividade é composta por duas teorias: a teoria da relatividade restrita e a teoria da relatividade geral. As duas teorias formam propostas em tempos diferentes, mas ambas trouxeram o conhecimento de que os movimentos do universo NÃO são absolutos e sim relativos. Essa teoria foi escrita por dois importantes postulados:
1º - As leis da física são as mesmas em todos os sistemas de referencial inercial.
2º- A velocidade da luz no vácuo tem o mesmo valor para qualquer referencial inercial, ou seja, c=300.000 km/s.
      A teoria da Relatividade especial trata de contrações e dilatações que não estão de acordo com o que o senso comum nos diz sobre o comportamento do universo. Então até que provem que ela está errada ou arranjam uma teoria simples que consiga produzir os mesmos resultados, a relatividade especial vai manter sua posição como a melhor teoria existente.
      Se você quisesse descrever o universo como conhecemos da forma mais básica possível, poderia dizer que ele consiste de várias propriedades. Propriedades com que estamos todos tão familiarizados que nunca paramos para pensar nela, na relatividade especial muitas dessas propostas se comportam de formas bem inesperadas.
      Vamos lembrar as propriedades do universo.
Espaço: o espaço é a representação tridimensional de tudo que vemos e de tudo o que acontece. O espaço é que permite que objetos tenham três dimensiones: cumprimento, altura e largura.
Tempo: o tempo é a quarta dimensão. Na vida normal, o tempo é uma ferramenta que usamos para medir o progresso dos eventos do espaço. Mas ele é mais que isso. O espaço  e o tempo estão entrelaçados de maneira simbiótica. Sem o espaço, o tempo seria inútil e sem o tempo o espaço seria igualmente inútil para nós. Essas dependências são conhecidas como contínuo tempo espaço.
      A teoria da relatividade especial de Einstein baseia-se na ideia dos referencias. Um referencial simples “onde outro observador está” você neste momento deve estar sentado em frente ao computador. Esse é o seu referencial. Você sente que está parado mesmo sabendo que a terra gira no seu eixo e ao redor do Sol. Mas um fato sobre os referenciais:  não existe um referencial absoluto no universo. Não tem um lugar no mundo que não esteja se movendo. Todo movimento é relativo. Se a terra está se movendo, você também está. Mesmo quando não está fazendo nada, você está se movendo pelo espaço o tempo todo.
      A gravidade é uma das quatro forças fundamentais da natureza (junto com a força forte eletro magnetismo e força fraca) em que objetos com massa exercem  atrações uns sobre os outros. Classicamente é descrita pela lei de Newton da gravitação universal. Que foi entendida primeiramente de modo matemático por Isaac newton e desenvolvida e estudada ao longo dos anos.
     
Nome: Daniel Moura
Turma: 802

Um comentário: