Páginas

Turmas:

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Como surgiu a astronomia?

     Muitas pessoas confundem astronomia com astrologia. A astronomia é a ciência exata que se preocupa com a origem, evolução, composição, classificação e dinâmica dos corpos celestes. Já a astrologia busca identificar uma relação entre suas posições e deslocamentos no céu. E o destino é a conduta moral dos seres humanos.


     Um dos físicos mais mais famosos do mundo foi o físico Francês Jean Bernard Leon Foucoult que foi quem comprovou o movimento de rotação do planeta terra. Em 1851 os movimentos de processão, nutação e translação foram e são fenômenos físicos que afetam a maneira da Terra girar no espaço.


    A processão é o deslocamento da posição do eixo da Terra que se completa a cada 26.000 anos. A nutação é uma oscilação irregular neste movimento e tem um ciclo aproximado de um ano. A translação é o girar da Terra em torno do Sol e tem o período de um ano.


   A função do Sol para a astronomia é muito importante para a temperatura, pela evaporação, pelo aquecimento e por muitos outros processos biológicos que ocorrem em plantas e animais. O Sol já foi considerado um Deus na religião de muitos povos da antiguidade, tamanha sua importância para o desenvolvimento da vida na Terra.
   

Nome: Pamela
Turma: 702

Nenhum comentário:

Postar um comentário