Páginas

Turmas:

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Como surgem os furacões?


     Os chamados ciclones, tufões e furacões são todos tempestades giratórias violentas que, coletivamente, ganham o nome de ciclones tropicais. Eles se formam sobre águas tropicais quentes e a velocidade do vento no olho do ciclone pode chegar a 120 km por hora.
      Os furacões nascem sobre as águas quentes dos oceanos tropicais . A medida que o Sol aquece a água, o vapor d'água aquecido se eleva formando cúmulos-nimbos. Ricas em umidade e energia do oceano, essas nuvens podem combinar-se para formar vastos redemoinhos de baixa pressão. Uma ligeira mudança, ou ruptura, no fluxo geral dos ventos de leste fazem as nuvens girarem em sentido horário do hemisfério Sul e anti-horário no hemisfério Norte. Geralmente essas depressões tropicais se deslocam para o Oeste, acumulando energia e umidade. 
     Os furacões se desenvolvem entre as latitudes 5° e 20°, ao norte e ao Sul do Equador, onde a temperatura do oceano tropical é de cerca de 27 graus Celsius. Geralmente se movem para Oeste e depois fazem uma curva, desviando-se do Equador para o Norte, no hemisfério norte e para o Sul no hemisfério Sul. Esses fenômenos são três vezes mais comuns no hemisfério Norte de que no Sul. 
     Depois da ocorrência de um tornado o contato com cabos ou redes elétricas caídas, avise a Defesa Civil ou bombeiros sobre estes perigos, fique longe de edificações danificadas, só volte para casa quando as autoridades informarem que é seguro, use lanterna para verificar os danos causados a sua casa, deixe sua residência ou edifício,  se sentir cheiro de gás de cozinha procure não utilizar serviços hospitalares, de comunicação, a não ser que necessite realmente, deixe esses serviços para o caso de emergência, ajude as pessoas que requerem ajuda especial como crianças, idosos e outros com dificuldade de locomoção, e escute as rádios para informações e instruções.
      No Brasil, os centros de meteorologia ainda não contam com tecnologias necessárias para alertar sobre a formação do furacão. O que órgãos de meteorologia podem fazer é alertar com auxílio de radares meteorológicos e com algumas horas de antecedência (previsão de curtíssimo prazo), sobre a formação de intensas células convectivas e nuvens de tempestades severas (responsáveis por provocar chuvas muito forte, raios, granizo e vento forte) em uma dada região.
      Mas também o Brasil não precisa de tecnologias meteorológicas por que aqui é muito difícil encontrar um furacão. 
      Atenção um furacão pode ser muito perigoso pois ele pode destruir uma cidade inteira, e o melhor jeito de escapar de um furacão, é, depois que as autoridades avisarem que está chegando um furacão saia rapidamente de sua cidade.

NOME BRUNO
TURMA:702

Nenhum comentário:

Postar um comentário