As Doenças cardiovasculares atingem o sistema circulatório ou seja, o coração e suas veias, também chamada de doenças cardíacas. Representam a principal causa de morte no nosso país e são também uma importante causa de incapacidade.
Desenvolvem principalmente pelo acumulo de gorduras na parede dos vasos sanguíneos aterosclerose, um fenômeno que tem início numa fase precoce da vida e progride silenciosamente durante anos, e que habitualmente já está avançado no momento em que aparecem as primeiras manifestações clínicas.
As suas consequências mais importantes são: o enfarte do miocárdio, o acidente vascular cerebral e a morte, são frequentemente súbitas e inesperadas.
A maior parte das doenças cardiovasculares resulta de um estilo de vida inapropriado e de factores de risco modificáveis. O controlo dos fatores de risco é uma arma potente para a redução das complicações fatais e não fatais das doenças cardiovasculares.
É possível reduzir o risco de doenças cardiovasculares através de um estilo de vida mais saudável: - Deixe de fumar;
- Controle regularmente a sua pressão arterial, o seu nível de açúcar e gorduras no sangue;
- Tenha uma alimentação mais saudável, privilegiando o consumo de legumes, vegetais, fruta e cereais;
- Pratique exercício físico moderado com regularidade;
- A partir de uma determinada idade (50 anos para as mulheres e 40 anos para os homens) é aconselhável a realização de exames periódicos de saúde;
- A prevenção deve começar mais cedo para os indivíduos com história familiar de doença cardiovascular precoce ou morte súbita.
turma : 802
Nenhum comentário:
Postar um comentário