Páginas

Turmas:

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Como surgiu o Drift?


      Drift ou Drifting é uma técnica de direção de carros ou motos que consiste em deslizar nas curvas escapando a traseira, girar o volante para que as rodas dianteiras estejam sempre em uma direção oposta a curva (se o carro vira para a direita então a roda deve estar a esquerda, e vice versa), controlando o nível de derrapagem, fazendo o carro literalmente andar de lado. 
     A prática surgiu no século passado, mais precisamente nos anos 70. Seu berço foram as sinuosas estradas de montanha japonesas. Inspirados nos pilotos de rali, alguns motoristas entusiasmados desciam e subiam serras, deixando a traseira escorregar, transformando curvas em retas. A brincadeira logo agrupou praticantes em gangues, que disputavam torneios ilegais. Nos anos 90, o drift ("dori-futô", em japonês) chegou às ruas das grandes cidades japonesas. 
      O número de adeptos cresceu na proporção da potência dos carros modificados - alguns motores chegam a ter 1000 cavalos - e acabou tomando o espaço do tradicional racha. A brincadeira, que inclui prêmios em dinheiro, logo despertou a má vontade da polícia, como era de se esperar. E logo surgiu a necessidade de organizar o esporte. Em 2001, surgiram regras e critérios para avaliar as manobras, que passaram a ter lugar em locais fechados. A organização recebeu o nome de D1GP, o circuito japonês de drift. 
      O Drift moderno teve inicio no ''all japan touring car champion hip'' há 30 anos. O piloto Japonês,Kunumitsu Takahashi, foi o criador da técnica em 1970. Ele foi famoso batendo seu ''apex''em alta velocidade e derrapando na curva, saindo da curva com velocidade que o normal.  Depois dessa façanha ele ganhou uma legião de fãs que deram inicio ao drift japônes. Um corredor de rua chamado Kiuchi tsuchiya ficou particularmente interessado Tsuchiya começou a praticar suas técnicas de drift nas montanhas do Japão e, rapidamente ganhou uma grande reputação .
      O drift chegou no Brasil muito tempo depois, o drift no Brasil só começou a ganhar destaque com a popularização do tuning e a chegada de jogos e filmes relacionados, caso do filme Velozes e Furiosos Desafio em Tóquio e divulgação feita pela Drift Brazil. Depois de sua estreia vários documentários e matérias em jornais e revistas começaram a falar sobre o drift.
     Para praticar drift é preciso ter um carro com tração traseira Awd tração nas 4 rodas. Carros ultilizados no japão: nissan silvia/180sx,toyotaae86,mazdarx7, nissan cefiro,nissan laurel, nissan skyline nissan fair lady ztoyota alteza,toyota soarer , hondas2000 e mazda miata. Nos estados unidos: nissan240z, corolla gts, mustang gts, dodger viper, outros lugares: honda civic, golf gti e ford focus.
     
Nome: Leonardo Dantas
Turma: 802

Nenhum comentário:

Postar um comentário