Páginas

Turmas:

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Como surgiu o Bope?


      
       O Batalhão de operações especiais, mais conhecido como BOPE, é uma tropa de elite da polícia militar,treinada especialmente para o combate em diversas situações e para o resgate de reféns. O Bope do Rio de Janeiro foi criado em 1978, inicialmente chamado de núcleo da companhia de operações especiais, funcionava nas instituições do CFA.
      Uma das especialidades desse Batalhão é a progressão em favelas sem nenhuma dificuldade. Com isso o Bope  ficou conhecido e passou a ser respeitado pela polícia estrangeira. Seus armamentos são diferenciados, eles têm a disposição fuzis, espingardas, pistolas, submetralhadoras, carabinas e explosivos.
      O Bope possui veículos blindados, popularmente conhecidos como''caveirões''. São utilizados principalmente em operações onde há conflitos com narco-traficantes. Os blindados têm capacidade para uma guarnição de 12 homens, os caveirões pesam até 13 toneladas. A principal finalidade dos veículos blindados é proteger a vida dos elementos da guarnição e romper as barreiras físicas utilizadas pelo narco-tráfico.
      Além da força humana que é envolvida nas missões, boa parcela do sucesso obtido deve-se aos recursos empregados nestes blindados poderosos. Os blindados possuem chapas de aço balístico e mantas de aramidas, seteiras na parte lateral dos veículos, há também pequenas aberturas, para que os policiais do caveirão consigam atacar as frentes inimigas e os vidros de 58 milímetros.
      O maior inimigo do Bope são as milícias. Milícia é a designação genérica das organizações militares ou paramilitares compostas por cidadãos comuns. No Rio de Janeiro, o termo milícia foi associado a práticas ilegais. São grupos formados em habitacionais e favelas sob a alegação de combater ao crime narco-tráfico,  porém mantendo-se com os recursos financeiros provenientes da venda de proteção (ilusória) da população carente e cobrança de pirataria na rede de informação. As primeiras milícias surgiram na zona oriental do Rio. O bope ficou conhecido depois do filme tropa de elite.
     Os mandamentos do BOPE são: Agressividade controlada, controle emocional, disciplina consciente, espírito de corpo, flexibilidade, honestidade, iniciativa, lealdade, liderança, perseverança e versatilidade.
Para entrar para o BOPE carioca é preciso: Ser policial militar há no mínimo 2 anos e estar  enquadrado em bom comportamento, passar pelo exame psicológico.      
     O emblema do Bope   é uma caveira empalada numa espada sobre duas pistolas douradas, envia uma mensagem forte e inequívoca. O emblema símboliza o combate armado, a guerra e a morte. Alto-falantes montados na parte externa do veículo anunciam repetidamente a chegada do caveirão: ''crianças, saim da rua, vai haver tiroteio'' ou de forma mais ameaçadora: ''se você deve eu vou pegar a sua alma''.


Nome: Ruan
Turma: 802

Nenhum comentário:

Postar um comentário