Páginas

Turmas:

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Como surgiu o mosquito da dengue?

     O Aedes aegypti (nome do mosquito transmissor da dengue) foi introduzido na América do Sul através de barcos provenientes de África. Nas Américas se admite que sua primeira colonização sobre o novo mundo ocorreu através dos navios negreiros no período colonial junto com os escravos. No Brasil o Aedes aegypti foi erradicado na década de 1950, entretanto na décadas de 60 e 70 ele voltou a colonizar esse país, vindo dos países vizinhos que não haviam conseguido promover a sua total erradicação.
     O Aedes aegypti é um mosquito que transmite duas doenças perigosas:
Dengue e febre Amarela urbana. Estes insetos são típicos de regiões urbanas de clima tropical e subtropical (com presença de calor e chuvas).Não conseguem viver em regiões frias. É de tamanho pequeno possuindo, em média, 0,5 cm de comprimento. Possui cor preta com manchas (riscos) brancos do dorso, pernas e cabeça.
      O ruído deste mosquito é muito baixo, sendo que o ser humano não consegue ouvir. O mosquito macho alimenta – se de frutas ou outros vegetais adocicados. Porém, a fêmea alimenta-se de sangue animal (principalmente Humano). No momento que está retirando o sangue, a fêmea contaminada transmite o vírus da dengue para o ser humano. Na picada, ela aplica uma substância anestésica, fazendo com que não haja dor na picada. As fêmeas costuma picar o ser humano no começo da manhã ou no final da tarde. Picam nas regiões dos pés, tornozelos e pernas. Isto ocorre, pois costumam voar a uma altura máxima de meio metro do solo.
     Ela deposita seus ovos em locais com água parada (limpa ou pouco poluída). Por isso, é importante não deixar objetos com água parada dentro de casa ou quintal, sem este ambiente favorável, o Aedes aegypti não consegue se reproduzir.
      As larvas são brancas quando nascem, mas tornam- se negras depois de algumas horas. Pode ser encontrado em várias regiões da África e América do Sul, inclusive no Brasil. Em nosso país, tem transmitido a dengue a uma grande quantidade de pessoas. Se não tratada corretamente, pode levar o indivíduo a morte.

Larissa Pires
Turma: 702

3 comentários:

  1. NA VERDADE... A DESTRUIÇÃO DA MATA NATURAL E DE SEUS HABITANTES, COMO ANIMAIS QUE SÃO PREDADORES NATURAIS E COMBATEM O MOSQUITO DA DENGUE... TEM CONTRIBUIDO E MUITO PARA QUE ESSE MAU VOLTE A FLIGIR O BRASIL. ESSA DOENÇA TEM EVOLUIDO E MOSTRA-SE CADA VEZ MAIS RESISTENTE AOS VENENOS PRODUZIDOS PELOS NOSSOS CIENTISTAS...

    ResponderExcluir