Páginas

Turmas:

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Como surgiu o mosquito da dengue?

     O Aedes aegypti (nome do mosquito transmissor da dengue) foi introduzido na América do Sul através de barcos provenientes de África. Nas Américas se admite que sua primeira colonização sobre o novo mundo ocorreu através dos navios negreiros no período colonial junto com os escravos. No Brasil o Aedes aegypti foi erradicado na década de 1950, entretanto na décadas de 60 e 70 ele voltou a colonizar esse país, vindo dos países vizinhos que não haviam conseguido promover a sua total erradicação.
     O Aedes aegypti é um mosquito que transmite duas doenças perigosas:
Dengue e febre Amarela urbana. Estes insetos são típicos de regiões urbanas de clima tropical e subtropical (com presença de calor e chuvas).Não conseguem viver em regiões frias. É de tamanho pequeno possuindo, em média, 0,5 cm de comprimento. Possui cor preta com manchas (riscos) brancos do dorso, pernas e cabeça.
      O ruído deste mosquito é muito baixo, sendo que o ser humano não consegue ouvir. O mosquito macho alimenta – se de frutas ou outros vegetais adocicados. Porém, a fêmea alimenta-se de sangue animal (principalmente Humano). No momento que está retirando o sangue, a fêmea contaminada transmite o vírus da dengue para o ser humano. Na picada, ela aplica uma substância anestésica, fazendo com que não haja dor na picada. As fêmeas costuma picar o ser humano no começo da manhã ou no final da tarde. Picam nas regiões dos pés, tornozelos e pernas. Isto ocorre, pois costumam voar a uma altura máxima de meio metro do solo.
     Ela deposita seus ovos em locais com água parada (limpa ou pouco poluída). Por isso, é importante não deixar objetos com água parada dentro de casa ou quintal, sem este ambiente favorável, o Aedes aegypti não consegue se reproduzir.
      As larvas são brancas quando nascem, mas tornam- se negras depois de algumas horas. Pode ser encontrado em várias regiões da África e América do Sul, inclusive no Brasil. Em nosso país, tem transmitido a dengue a uma grande quantidade de pessoas. Se não tratada corretamente, pode levar o indivíduo a morte.

Larissa Pires
Turma: 702

9 comentários:

  1. NA VERDADE... A DESTRUIÇÃO DA MATA NATURAL E DE SEUS HABITANTES, COMO ANIMAIS QUE SÃO PREDADORES NATURAIS E COMBATEM O MOSQUITO DA DENGUE... TEM CONTRIBUIDO E MUITO PARA QUE ESSE MAU VOLTE A FLIGIR O BRASIL. ESSA DOENÇA TEM EVOLUIDO E MOSTRA-SE CADA VEZ MAIS RESISTENTE AOS VENENOS PRODUZIDOS PELOS NOSSOS CIENTISTAS...

    ResponderExcluir
  2. Mas afinal de contas? É o mosquito que produz o vírus da doença ou ele apenas se encarrega de propagá-lo? De onde surge o vírus? Do próprio organismo do homem? Do nada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Excelente pergunta! Isso que estou querendo saber também!

      Excluir
  3. Tem que haver uma campanha nas Américas central e sul, contra o mosquito da dengue, pois nos 40 e 50 houve uma campanha, porém países das Américas não entraram ehoje tai ,pagamos caro por rachamento

    ResponderExcluir
  4. Tem que haver uma campanha nas Américas central e sul, contra o mosquito da dengue, pois nos 40 e 50 houve uma campanha, porém países das Américas não entraram ehoje tai ,pagamos caro por rachamento

    ResponderExcluir
  5. Além de todos os problemas que o vírus pode ocasionar o texto escrito ai em cima não deixa barato e de leve ainda vem querer por a culpa nos escravos. Racistas de merda!!!

    ResponderExcluir