Páginas

Turmas:

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Como se forma um Tsunami?

Tsunami


Tsunamis é uma série de ondas de água causada pelo deslocamento de um grande volume de um corpo de água como um oceano ou um grande lago. Tsunamis são uma ocorrência frequente no oceano pacifico; aproximadamente 195 eventos desse tipo foram registrados. Devido aos imensos volumes de água e energia  envolvidos, tsunamis podem devastar regiões costeiras.
Terremotos, erupções vulcaninas e outras explosões submarinas (detonações de artefatos nucleares no mar), deslizamento de terra e outros movimentos de massa, impactos bólidos, e outros distúrbios acima ou abaixo da água têm o potencial para gerar um tsunami.
O historiador grego Tucídides foi o primeiro a relacionar tsunami a terremotos submarinos, mas a compreensão da natureza do tsunami permaneceu escassa até o seculo XX  e ainda é objeto de pesquisa. Muitos textos antigos geológicos e oceano gráficos referem-se a tsunamis como ondas sísmicas do mar
Algumas condições meteorológicas, tais como depressões profundas que provocam ciclones tropicas pode gerar uma tempestades, chamada meteotsunami, o que pode elevar as mares a vários metros acima do nível normal. O deslocamento vem da baixa pressão atmosférica no centro da depressão. Essas tempestades atingem a costa, o que pode assemelhar-se (embora não o são) a tsunamis, inundando vastas áreas de terra.




 Os maiores (piores) Tsunamis da História
 



Nome: Jéssica Silva dos Santos
Turma: 701






Nenhum comentário:

Postar um comentário