Páginas

Turmas:

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Como surge o Câncer de ovário?


 

   Uma célula normal pode sofrer alterações no DNA dos genes. As células cujo material genético foi alterado passam a receber instruções erradas para as suas atividades. As alterações podem ocorrer em genes especiais, que a princípio são inativos em células normais. Quando ativados, os genes especiais transformam-se em genes responsáveis pela malignização (cancerização) das células normais. Essas células diferentes são denominadas cancerosas.     
   O câncer de ovário é a neoplasia-ginecológica mais letal e a sobrevida global é inferior a 40% em cinco anos. Isto ocorre principalmente porque a maioria das pacientes apresenta estágios avançados no momento do diagnóstico.
   Nestes casos as opções terapêuticas – citorredução e quimioterapia - são apenas participantes efetivas quando o diagnóstico é precocemente detectado. Por outro lado, a sobrevida em cinco anos é superior a 90% e a cirurgia geralmente é o único tratamento necessário.
    O diagnóstico é feito por exames ginecológicos. Os fatores de riscos hormonais, ambientais e ginecológicos estão relacionados com o aparecimento do câncer de ovário.
    Como prevenção, as mulheres devem estar atentas aos fatores de riscos e consultar regularmente seus médicos ( ginecologistas) , principalmente as mulheres acima de 50 anos.
    O tratamento tem diversas modalidades: Terapêuticas , Radioterapia e Quimioterapia. Os riscos são principalmente em mulheres da raça branca e as idosas.
    Designação genética de qualquer tumor maligno, o câncer não é uma doença recente nem exclusiva do homem, ataca todos os seres vivos da sua origem remonta às primeiras formas de vida na terra.
    Neoplasia( neo = novo + plasia = formação) é o termo que designa alterações celulares que acarretam um crescimento exagerado destas células, ou seja, proliferação de células anormais, sem controle, autonomia, na qual reduzem ou perdem a capacidade de se diferenciar.

Nome: Keylla Cristina
Turma: 802

Nenhum comentário:

Postar um comentário