Páginas

Turmas:

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Como são as células?

      A célula é a menor unidade do ser vivo. No corpo humano há diferentes tipos de células, e cada tipo, desempenha uma função específica visando a manutenção da vida no organismo.
      Quase todas as células possuem características comuns em relação a sua forma, tais como: membrana plasmática, citoplasma e núcleo. Vale lembrar que estas características estão presentes tanto na célula animal quanto a vegetal.
      A membrana plasmática é o envoltório da célula, é através que a célula ganha sua forma e seleciona as substâncias que entrarão ou sairão de seu interior ( tudo que entra ou saí da célula tem que atravessar esta membrana ).
      O citoplasma é composto por uma parte fluida onde ocorrem muitas reações químicas necessárias á vida da célula , ele engloba tudo o que há na célula desde a membrana plasmática até o núcleo, incluindo as organelas. As organelas presentes no citoplasma de uma célula animal são:
  • Lisossomos: atuam na digestão de substâncias orgânicas.
  • Vocúolos: participam da digestão intracelular.
  • Retículo endoplasmático liso: tem as funções de fazer a síntese de lipídios, além de transportar e armazenar substâncias.
  • Retículo endoplasmático rugoro: faz a síntese de proteínas.
  • Centríolos: atuam no processe de divisão celular além de originar flagelos e cílios.
  • Complexo de Golgi: executa a secreção celular, além de formar o acrossoma e o lisossomo.
  • Ribossomos: fazem a síntese de proteínas.
  • Peroxissomos: processam reações oxidativas, atuando no processo de desintoxicação celular;
  • Mitocôndrias: realizam a respiração celular.
    O descobridor das células foi Robert Hooke, que, observando cuidadosamente um pedaço de cortiça, em 1665, notou uma membrana dura. Robert Hook descreveu a estrutura da cortiça como semelhante a um favo de mel, composta por pequenos compartimentos, que ele batizou de "células". Seu microscópio, no entanto, desenvolvido por ele mesmo, era ainda muito rudimentar para aprofundar a descoberta. Na mesma época, outro microscopista, Nehemias Grew, observou atentamente tecidos vegetais e reconheceu que eram de natureza "esponjosa", isto é, constituído de células como "vesículas". Mais tarde, em 1676, usando outro microscópio, Anthony van Leeuwenhoek, na Holanda, conseguiu observar, pela primeira vez, uma série de células vivas: bactérias, glóbulos vermelhos do sangue, espermatozóides e protozoários.

    Curiosidades sobre células.
    São mais de 220 bilhões. Algumas vivem 1,5 dia, apenas. Mas, no fígado, elas resistem até 5 meses. No sangue, os glóbulos brancos duram 15 dias e os vermelhos, 120. Os macrófagos — grandes células sanguíneas — digerem uma bactéria em apenas um centésimo de segundo.



    Aluna: Layane Cardozo Werneck Brandão.
    Turma: 702.

Nenhum comentário:

Postar um comentário