Páginas

Turmas:

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Como surgiu a maquiagem?

    
      A maquiagem surgiu no antigo Egito, por volta de 3.000(AC) , considera-se uma arte pela civilização egípcia. 
      A maquiagem se originou do kohl um pigmento preto que hoje ainda é usado como sombra, isto é,  sublinhar o contorno dos olhos e escurecer cílios e sobrancelhas.
     O uso da maquiagem era privilégio de reis, cortesões e aristocratas, que apreciavam principalmente o pó de arroz e pomadas coloridas que serviam para pintar os lábios . Somente no século XVIII é que tais artefatos começaram a se popularizar , mesmo não sendo aceito em todos os países como, por exemplo, na Inglaterra, mulheres mais conservadas por considerar vulgar e associados a costumes poucos respeitáveis.
     Três dos principais produtos de beleza já existiam na Antiguidade. 
     A sombra, a mais antiga das maquiagens, era usada pelos egípcios milênios antes de Cristo, conhecida como kohl. Fragmentos desse pó escuro - uma mistura do mineral malaquita com carvão e cinzas , que servia para realçar os olhos, foram encontrados em vasos nas tumbas de Menes, faraó da primeira dinastia egípcia, de cerca de 3000 a.C.
     O Rouge ou Blush  segundo relatos do dramaturgo Aristófanes, na Atenas do século V a.C. as mulheres já utilizavam matérias-primas como gordura e tinta vermelha para produzir esse tipo de efeito corado nas faces. A tintura era obtida de raízes vegetais.
      O batom também na Roma Antiga, as mulheres misturavam ingredientes como papa de cevada, chifre de veado moído, mel e salitre para produzir pastas à base de gordura que eram aplicadas nos lábios, como um batom primitivo. Mas, nessa época, isso servia mais para proteger os lábios do ressecamento do que para embelezá-los.
      A maquiagem nada mais é que um conjunto de substâncias usadas, que designa o poder de dar a mulher uma nova aparência, mas se de repente usada de forma incorreta pode causar grandes problemas mas tarde como envelhecimento precoce. Existem vários tipos de maquiagem exemplo o batom, blush, rímel, delineador, gloss, sombra, pó compacto, base, corretivo, filtro solar ( que também pode ser considerado um passo ideal para a maquiagem ), lápis de olho e lápis para lábios.


Aluna: Vitória Kyrten de Moraes Santiago
Turma: 802

Nenhum comentário:

Postar um comentário