Páginas

Turmas:

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Como surgiu a Engenharia Química?


A engenharia química é um ramo da engenharia que combina conhecimentos de química, biologia, física e matemática para projetar, construir, e operar plantas químicas de matérias-primas em produtos finais através de processos químicos, biológicos físicos, chamados de Operações Unitária.
Os processos químicos estão presentes em quase tudo que faz parte da nossa vida. A caneta que usamos para escrever, a tinta com a qual pintamos as paredes de casa, alguns alimentos que ingerimos ou medicamentos que tomamos, todos são resultados de processos químicos que transformaram matérias-primas em produtos úteis.
George Davis, Britânico, 1880, inspector de segurança para o “Alkali Act, 1863” (a primeira peça de legislação ambiental conhecida), foi, tanto quanto se sabe, o primeiro a identificar a necessidade de uma nova profissão em ligação com a indústria química, em franca expansão nos finais do século XIX.
Até aquela altura os técnicos encarregados da supervisão ou projecto dos processos nas industrias químicas eram ou:
Engenheiros Mecânicos com conhecimentos do Processo Químico ou Químicos (industriais) com larga experiência industrial e conhecimentos de Processo Industrial (equipamento industrial).
Assim, Químicos com instinto para a engenharia ou engenheiros com gosto pela Química deram origem aos Engenheiros Químicos. 
A engenharia quinica e importante para reduzir a poluição no meio ambiente.
A engenharia quinica e feita por matéria -prima e alem disso a engenharia quinica forma a matéria-prima em produtos uteis como a caneta que usamos para escrever,a tinta que usamos para pintar a parede,alguns alimentos que ingerimos ou medicamentos que tomamos isso tudo são processos químicos que torna a matéria-prima em produtos uteis.
Ate aquela altura os técnicos encarregados da supervisão era ou projetos dos processos industriais químicos eram ou:
Engenheiros mecânicos com conhecimentos de Processo Químico ou químicos(industriais)com larga experiência industrial(equipamento industrial).
Numa definição mais formal,dada pelo American Institute of Chemical Engineers ( Alche),”Engenharia Química é a área/profissão que indica-se a concepção desenvolvimento,dimensionamento,melhoramento e aplicação dos processos e seus processos e seus produtos. Nesto âmbito inclui-se a analise econômica,dimensionamento,construção,operação controle e gestão das unidades Industriais que concretizam esses processos,assim como a investigação e formação desses domínios. 
Nome: Izabelly Pimentel da Silva 

Nenhum comentário:

Postar um comentário