Páginas

Turmas:

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Como surgiu a moda?



     A moda é a tendência de consumo da atualidade. Quem cria e desenha as tendências é o estilista, e ele utiliza 5 elementos para criá-las: A cor, a textura, a silhueta, o caimento e harmonia.
    A moda surgiu na pré-história quando os homens passaram a se cobrir com peles de animais para se protegerem do frio e, com o tempo, isso acabou se tornando sinônimo de poder e beleza.
    Mas, com o tempo e com o surgimento do antigo regime, começaram a existir leis de vestimentas para cada classe social, que na época eram divididas em: Reis, os nobres, o clero e o povo. Ou seja, cada pessoa deveria usar em toda a sua vida , um só estilo de roupa que lhe era determinada. Porém, isso acabou no início do renascimento Europeu, onde ressurgiu a moda!
    Só que o grande problema é que as costureiras cobravam muito caro para fazer as roupas. Assim, só os mais ricos podiam comprar. Porém isso acabou quando ocorreu a revolução industrial, que abaixou os preços para que até os mais humildes pudessem desfrutar da novidade (a variação das vestimentas).
    O tempo passou e a moda marcou bastante muitas épocas, principalmente os anos 60 e 70. Nessa época se deu início a tendência das mulheres usarem o Scarpin e os homens usarem ternos mais leves e mais “soltos”. Já os jovens e rebeldes estavam na “Era Hippie” que marcou muito. Essa época é lembrada até hoje como a época da “Paz e amor”.
    Enfim, a moda está presente no nosso dia-a-dia, pois ela sempre se modifica junto com a atualidade!


Júlia da Rocha Teixeira
Turma: 802


Como surgiu a bicicleta?

      
           A bicicleta foi criada pelos Franceses; Francois Branchard e M. Masurier em 1789, ela era uma bicicleta comum formado por duas rodas de igual diâmetro, vinculadas entre si por uma barra que unia as duas forquilhas fixadoras das rodas. A bicicleta é movimentada pela força muscular da pessoa que esta guiando o veiculo, a primeira fabrica de bicicletas foi criada em 1862 por Ernest Michaux que conseguiu fabricar 143 bicicletas em 12 meses.

        Já em 1816,  o Barão Alemão Karl Friederico Christian luduig Drais Von Sauebronn, adaptando uma direção ao celerífero que passou a ser denominado por guidões. Mas somente em 1898 a bicicleta chegou ao Brasil vinda da Europa, e  em 1945, a "Caloi" começou a fabricar bicicletas no Brasil e, neste mesmo ano, foi fundada a "Monark," que também passaria a fabricar bicicletas. A primeira corrida de ciclismo documentada foi uma corrida de 1.200 metros ocorrida em 31 de maio de 1868 no parque de Saintcloud , París. A corrida foi vencida pelo inglês expatleado Dr. Jemes Morre que ocorreu em uma bicicleta com pneus maciços de borracha.
    
         A primeira corrida cobrindo a distância entre duas cidades foi Paris – Rouen e também vencida por Jemes Morre , que percorreu os 123 Km que separam as cidades em 10 horas e 40 minutos.

Nome: Jonas Luiz dos Santos
Turma: 802


terça-feira, 29 de novembro de 2011

Como surgiu o dinheiro?

  O dinheiro surgiu no período neolítico quando o homem tornou-se sedentário , e passou a viver em grupos e a trabalhar com a terra, obtendo uma produção superior aquela que o próprio grupo era capaz de consumir.  Antes do dinheiro era feito a troca-de-escambo, por alguns produtos serem de valor mais alto, foram eleitos como moeda-mercadoria. 
Logo o homem dominou o metal, usando na fabricação de armas e utensílios de caça,etc; Que antes era feita de pedra e osso.
O rei da Lídia Croesus começou a criar pequenos lingotes de metais estampadas com um emblema , esse costume lídianos espalhou-se primeiros com os grupos e depois com os romanos, as moedas eram feitas de prata ou de ouro e seus valores eram impostos pela autoridade do governo que emitia todas as moedas cunhadas em athenas com selo oficial local, fossem 97% de prata, então essas moedas seriam comercializadas com total valor.
Na china , as moedas se desenvolveram mais ou menos ao mesmo tempo que no ocidente, no século V A .C, os chineses começavam a usar facas ou ferramentas de forma de pagamento; Lingote uma moeda chinesa com um furo no meio continuou inutadas até os anos de 1800.
A moeda mais valorizada foi a de 1 dolar americano criada em 1804, que hoje vale cerca de U$4milhões de dolar.  O primeiro banco reconhecido oficialmente surgiu na suécia, em 1656. O objetivo principal da renovação das cédulas do real é dificultar a falsificação .



Nome: Hiago de Freitas
Turma: 702

Como surgiu o cigarro?


      O cigarro foi fabricado a partir de 1840. Foi produzido na América do Sul e América Central, usava várias plantas como embrulho.
        O pulmão humano é composto de pequenos glóbulos chamados alvéolos.  O fluxo de sangue e a irrigação sanguina entre o coração e  o pulmão são intensos,  a fumaça do cigarro prejudica diretamente o funcionamento do sistema coração_pulmão.
        Os sintomas da doenças são tosse, falta de ar e muito dor. O cigarro pode causar cerca de 50 doenças diferente no corpo.
        Há no cigarro 4.730 produtos toxico, como a nicotina, o alcatrão , metais pesados e monóxido de carbono. Por causa dessas químicas do cigarros, a cada cigarro fumado menos 5 minutos de vida. 
       O cigarro é uma droga que diminui a atividade mental também chamado de depressores, afetam o cérebro de forma mais lenta.
      O sangue do fumantes são pobres em oxigênio, o que acaba forçando o coração a fazer mais força para que consiga atingir os músculos de todo o corpo.



Nome: Jhéssica
Turma: 702

Como surgiu a astronomia?

     Muitas pessoas confundem astronomia com astrologia. A astronomia é a ciência exata que se preocupa com a origem, evolução, composição, classificação e dinâmica dos corpos celestes. Já a astrologia busca identificar uma relação entre suas posições e deslocamentos no céu. E o destino é a conduta moral dos seres humanos.


     Um dos físicos mais mais famosos do mundo foi o físico Francês Jean Bernard Leon Foucoult que foi quem comprovou o movimento de rotação do planeta terra. Em 1851 os movimentos de processão, nutação e translação foram e são fenômenos físicos que afetam a maneira da Terra girar no espaço.


    A processão é o deslocamento da posição do eixo da Terra que se completa a cada 26.000 anos. A nutação é uma oscilação irregular neste movimento e tem um ciclo aproximado de um ano. A translação é o girar da Terra em torno do Sol e tem o período de um ano.


   A função do Sol para a astronomia é muito importante para a temperatura, pela evaporação, pelo aquecimento e por muitos outros processos biológicos que ocorrem em plantas e animais. O Sol já foi considerado um Deus na religião de muitos povos da antiguidade, tamanha sua importância para o desenvolvimento da vida na Terra.
   

Nome: Pamela
Turma: 702

Como surgiu o bullying?

      Bullying é uma situação caracterizada por atos agressivos verbais ou físicos de maneira repetitiva por parte de um ou mais alunos contra um ou mais colegas. O termo inglês refere-se ao verbo “ameaçar, intimidar”.


      Grande parte das pessoas confunde ou tende a interpretar o bullying simplesmente como a prática de atribuir apelidos pejorativos às pessoas, associando a prática exclusivamente com o contexto escolar. No entanto, tal conceito é mais amplo. O bullying é algo agressivo e negativo, executado repetidamente e ocorre quando há um desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas. Desta forma, este comportamento pode ocorrer em vários ambientes, além da escola: em universidades, no trabalho ou até mesmo entre vizinhos.


      Basicamente, a prática do bullying se concentra na combinação entre a intimidação e a humilhação das pessoas, geralmente mais acomodadas, passivas ou que não possuem condições de exercer o poder sobre alguém ou sobre um grupo. Em outras palavras, é uma forma de abuso psicológico, físico, social e até sexual .

Nome:Vivian Canheti
turma:702

Como surgiu a cocaína?

  • A  cocaína surgiu durante o século XIX. No início do século XX foi vendido nas far macias como anestésico local e como tônico para dar mais energia depois tornou-se uma substância ilegal.   
  • A cocaína é uma droga extraída da planta erythroxylon coca.  Essa  droga é muito prazerosa e poderosa que muito dos seus usuários  querem repetir o uso tão logo o efeito passe por ser tão poderosa muitas pessoas são dependente dessa droga e não sabem .    
  • os índios usam a folha da coca para se alimentar e também o povo   andino . Em pesquisas realizadas em 2011 , dois em cada 100   rasileiros relataram ter usado cocaína pelo menos uma vez na  vida(2%).  Nos estados Unidos, esse consumo situa-se em 11,2%.

Os efeitos e riscos pelo uso são: Excitação, euforia, sensação de poder, intensificação da atividade mental, eliminação de cansaço, diminuição de apetite, aumento da pressão sanguínea, o coração dispara, a pressão arterial sobe, a temperatura sobe.

A ação da cocaína no cérebro provoca em muitos de seus usuários a sensação de energia, sociáveis, confiantes e controlados.


Nome: Stefany
Turma:  702

Como surgiu o voleibol?


      O  voleibol foi criado no ano de 1895 pelo americano William G. Morgan, em Massachusetts, Estados Unidos .
     O nome original desse esporte era Minonette, depois de Mignonette ao espalhar-se por Massachusetts foi sugerido que o seu nome fosse mudado para voleibol. No Brasil foi introduzido por volta de 1917, pela Associação Cristo Moços de São Paulo.
     O voleibol se tornou popular no ano de 1980, em função dos bons resultados das equipes masculina e feminina. O esporte é praticado em uma quadra de 18 metros de comprimento  por 9 metros de largura , que se dividem ao centro de uma rede de 1 metro de largura 9,5 metros de comprimento.


Nome: Iago da Silva Miguel              
Turma: 702

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Como surgiu o futebol?


        
     Até hoje não se tem certeza de onde e quando surgiu o futebol , mas o que se sabe é que em muitas culturas os povos já faziam algo parecido com o futebol, ou seja, brincadeira de chutar bola, mas sem regras e sem limites.
      Foi no século XX na Inglaterra que o futebol passou a ser um jogo oficial já com algumas regras e o principal era colocar a bola no gol. Em função de sua forma de disputa, o futebol tornou-se tão popular graças a seu jeito simples de jogar. Basta uma bola, equipes de jogadores e as traves, para que qualquer lugar, crianças e adultos possam se divertir com o futebol na rua, na escola, no clube, no campinho do bairro ou, até mesmo, no quintal de casa.
     O Brasil é conhecido no mundo como o país do futebol, dos melhores jogadores do mundo. Podemos citar vários nomes somente da nova geração como KAKÁ, ROBINHO, RONALDINHO GAÚCHO, entre outros.
    

Nome: Eloisa Ribeiro da Silva      
Turma: 702

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Como são as células?

      A célula é a menor unidade do ser vivo. No corpo humano há diferentes tipos de células, e cada tipo, desempenha uma função específica visando a manutenção da vida no organismo.
      Quase todas as células possuem características comuns em relação a sua forma, tais como: membrana plasmática, citoplasma e núcleo. Vale lembrar que estas características estão presentes tanto na célula animal quanto a vegetal.
      A membrana plasmática é o envoltório da célula, é através que a célula ganha sua forma e seleciona as substâncias que entrarão ou sairão de seu interior ( tudo que entra ou saí da célula tem que atravessar esta membrana ).
      O citoplasma é composto por uma parte fluida onde ocorrem muitas reações químicas necessárias á vida da célula , ele engloba tudo o que há na célula desde a membrana plasmática até o núcleo, incluindo as organelas. As organelas presentes no citoplasma de uma célula animal são:
  • Lisossomos: atuam na digestão de substâncias orgânicas.
  • Vocúolos: participam da digestão intracelular.
  • Retículo endoplasmático liso: tem as funções de fazer a síntese de lipídios, além de transportar e armazenar substâncias.
  • Retículo endoplasmático rugoro: faz a síntese de proteínas.
  • Centríolos: atuam no processe de divisão celular além de originar flagelos e cílios.
  • Complexo de Golgi: executa a secreção celular, além de formar o acrossoma e o lisossomo.
  • Ribossomos: fazem a síntese de proteínas.
  • Peroxissomos: processam reações oxidativas, atuando no processo de desintoxicação celular;
  • Mitocôndrias: realizam a respiração celular.
    O descobridor das células foi Robert Hooke, que, observando cuidadosamente um pedaço de cortiça, em 1665, notou uma membrana dura. Robert Hook descreveu a estrutura da cortiça como semelhante a um favo de mel, composta por pequenos compartimentos, que ele batizou de "células". Seu microscópio, no entanto, desenvolvido por ele mesmo, era ainda muito rudimentar para aprofundar a descoberta. Na mesma época, outro microscopista, Nehemias Grew, observou atentamente tecidos vegetais e reconheceu que eram de natureza "esponjosa", isto é, constituído de células como "vesículas". Mais tarde, em 1676, usando outro microscópio, Anthony van Leeuwenhoek, na Holanda, conseguiu observar, pela primeira vez, uma série de células vivas: bactérias, glóbulos vermelhos do sangue, espermatozóides e protozoários.

    Curiosidades sobre células.
    São mais de 220 bilhões. Algumas vivem 1,5 dia, apenas. Mas, no fígado, elas resistem até 5 meses. No sangue, os glóbulos brancos duram 15 dias e os vermelhos, 120. Os macrófagos — grandes células sanguíneas — digerem uma bactéria em apenas um centésimo de segundo.



    Aluna: Layane Cardozo Werneck Brandão.
    Turma: 702.

Como surgiu o mosquito da dengue?

     O Aedes aegypti (nome do mosquito transmissor da dengue) foi introduzido na América do Sul através de barcos provenientes de África. Nas Américas se admite que sua primeira colonização sobre o novo mundo ocorreu através dos navios negreiros no período colonial junto com os escravos. No Brasil o Aedes aegypti foi erradicado na década de 1950, entretanto na décadas de 60 e 70 ele voltou a colonizar esse país, vindo dos países vizinhos que não haviam conseguido promover a sua total erradicação.
     O Aedes aegypti é um mosquito que transmite duas doenças perigosas:
Dengue e febre Amarela urbana. Estes insetos são típicos de regiões urbanas de clima tropical e subtropical (com presença de calor e chuvas).Não conseguem viver em regiões frias. É de tamanho pequeno possuindo, em média, 0,5 cm de comprimento. Possui cor preta com manchas (riscos) brancos do dorso, pernas e cabeça.
      O ruído deste mosquito é muito baixo, sendo que o ser humano não consegue ouvir. O mosquito macho alimenta – se de frutas ou outros vegetais adocicados. Porém, a fêmea alimenta-se de sangue animal (principalmente Humano). No momento que está retirando o sangue, a fêmea contaminada transmite o vírus da dengue para o ser humano. Na picada, ela aplica uma substância anestésica, fazendo com que não haja dor na picada. As fêmeas costuma picar o ser humano no começo da manhã ou no final da tarde. Picam nas regiões dos pés, tornozelos e pernas. Isto ocorre, pois costumam voar a uma altura máxima de meio metro do solo.
     Ela deposita seus ovos em locais com água parada (limpa ou pouco poluída). Por isso, é importante não deixar objetos com água parada dentro de casa ou quintal, sem este ambiente favorável, o Aedes aegypti não consegue se reproduzir.
      As larvas são brancas quando nascem, mas tornam- se negras depois de algumas horas. Pode ser encontrado em várias regiões da África e América do Sul, inclusive no Brasil. Em nosso país, tem transmitido a dengue a uma grande quantidade de pessoas. Se não tratada corretamente, pode levar o indivíduo a morte.

Larissa Pires
Turma: 702

Como surgem os furacões?


     Os chamados ciclones, tufões e furacões são todos tempestades giratórias violentas que, coletivamente, ganham o nome de ciclones tropicais. Eles se formam sobre águas tropicais quentes e a velocidade do vento no olho do ciclone pode chegar a 120 km por hora.
      Os furacões nascem sobre as águas quentes dos oceanos tropicais . A medida que o Sol aquece a água, o vapor d'água aquecido se eleva formando cúmulos-nimbos. Ricas em umidade e energia do oceano, essas nuvens podem combinar-se para formar vastos redemoinhos de baixa pressão. Uma ligeira mudança, ou ruptura, no fluxo geral dos ventos de leste fazem as nuvens girarem em sentido horário do hemisfério Sul e anti-horário no hemisfério Norte. Geralmente essas depressões tropicais se deslocam para o Oeste, acumulando energia e umidade. 
     Os furacões se desenvolvem entre as latitudes 5° e 20°, ao norte e ao Sul do Equador, onde a temperatura do oceano tropical é de cerca de 27 graus Celsius. Geralmente se movem para Oeste e depois fazem uma curva, desviando-se do Equador para o Norte, no hemisfério norte e para o Sul no hemisfério Sul. Esses fenômenos são três vezes mais comuns no hemisfério Norte de que no Sul. 
     Depois da ocorrência de um tornado o contato com cabos ou redes elétricas caídas, avise a Defesa Civil ou bombeiros sobre estes perigos, fique longe de edificações danificadas, só volte para casa quando as autoridades informarem que é seguro, use lanterna para verificar os danos causados a sua casa, deixe sua residência ou edifício,  se sentir cheiro de gás de cozinha procure não utilizar serviços hospitalares, de comunicação, a não ser que necessite realmente, deixe esses serviços para o caso de emergência, ajude as pessoas que requerem ajuda especial como crianças, idosos e outros com dificuldade de locomoção, e escute as rádios para informações e instruções.
      No Brasil, os centros de meteorologia ainda não contam com tecnologias necessárias para alertar sobre a formação do furacão. O que órgãos de meteorologia podem fazer é alertar com auxílio de radares meteorológicos e com algumas horas de antecedência (previsão de curtíssimo prazo), sobre a formação de intensas células convectivas e nuvens de tempestades severas (responsáveis por provocar chuvas muito forte, raios, granizo e vento forte) em uma dada região.
      Mas também o Brasil não precisa de tecnologias meteorológicas por que aqui é muito difícil encontrar um furacão. 
      Atenção um furacão pode ser muito perigoso pois ele pode destruir uma cidade inteira, e o melhor jeito de escapar de um furacão, é, depois que as autoridades avisarem que está chegando um furacão saia rapidamente de sua cidade.

NOME BRUNO
TURMA:702

Como se forma um Tsunami?

Tsunami


Tsunamis é uma série de ondas de água causada pelo deslocamento de um grande volume de um corpo de água como um oceano ou um grande lago. Tsunamis são uma ocorrência frequente no oceano pacifico; aproximadamente 195 eventos desse tipo foram registrados. Devido aos imensos volumes de água e energia  envolvidos, tsunamis podem devastar regiões costeiras.
Terremotos, erupções vulcaninas e outras explosões submarinas (detonações de artefatos nucleares no mar), deslizamento de terra e outros movimentos de massa, impactos bólidos, e outros distúrbios acima ou abaixo da água têm o potencial para gerar um tsunami.
O historiador grego Tucídides foi o primeiro a relacionar tsunami a terremotos submarinos, mas a compreensão da natureza do tsunami permaneceu escassa até o seculo XX  e ainda é objeto de pesquisa. Muitos textos antigos geológicos e oceano gráficos referem-se a tsunamis como ondas sísmicas do mar
Algumas condições meteorológicas, tais como depressões profundas que provocam ciclones tropicas pode gerar uma tempestades, chamada meteotsunami, o que pode elevar as mares a vários metros acima do nível normal. O deslocamento vem da baixa pressão atmosférica no centro da depressão. Essas tempestades atingem a costa, o que pode assemelhar-se (embora não o são) a tsunamis, inundando vastas áreas de terra.




 Os maiores (piores) Tsunamis da História
 



Nome: Jéssica Silva dos Santos
Turma: 701






Como aparece o câncer de mama?


CÂNCER DE MAMA
O QUE É CÂNCER DE MAMA?
Câncer de mama é o desenvolvimento anormal das células do seio. Estas células crescem e substituem o tecido saudável.

Câncer de mama é uma doença tratável. A descoberta precoce é a chave para sobreviver ao câncer de mama. O câncer normalmente começa com um pequeno nódulo que, com o tempo pode crescer e se espalhar para áreas próximas, como os músculos e pele, assim como nódulo de pus sob o braço. Principalmente o tumor pode se espalhar para órgãos vitais como fígado,cérebro, pulmão e espinha.

Mais ou menos uma entre oito mulheres desenvolvem câncer de mama. Mesmo com o recente progresso de descoberta precoce e tratamentos aperfeiçoados, o câncer de mama é terceira maior causa de morte para mulheres nos E.U.A

Como ocorre?

A causa do câncer de mama não é conhecida. Qualquer mulher pode desenvolver câncer de mama e apesar de muito menos comum, homens também podem. Algumas mulheres são mais propícias a desenvolver câncer do que outras se apresentarem os seguintes fatores :

- Ter mãe ou irmã com câncer de mama
- Nunca ter tido filhos
- Ter tido o primeiro filho após os 30 anos
- Histórico de exposição a radiação
- Fumar
- Terapia hormonal (estrogênio)
- Uso excessivo de álcool
- Ferimento no seio
- Obesidade

Não há evidências definidas ainda que o uso de pílulas por um longo período de tempo pode causar câncer de mama, mas esta possibilidade continua a ser estudada. Também parece que tomar estrogênio depois da menopausa causa um pequeno aumento de risco de câncer de mama.

Pesquisadores também estão estudando alguns vírus como possíveis causas.

Quais são os sintomas?

Na maior parte das vezes o primeiro sinal do câncer de mama é um pequeno nódulo no seio. O nódulo é geralmente indolor que pode crescer lenta ou rapidamente.

Outros sintomas do câncer de mama incluem:

- Mudança de cor, reentrâncias, enrugamentos, ou elevação da pele em uma área do seio
- Uma mudança do tamanho ou formato do seio
- Secreção no bico do seio
- Um ou mais nódulos nas axilas

Como é diagnosticado?

Para descobrir o câncer de mama o mais rápido possível, você deverá, a partir do momento que tiver idade suficiente para ter exames ginecológicos anuais:

- Fazer um auto exame mensal
- Fazer exame médico pelo menos uma vez ao ano
- Fazer uma mamografia entre 35 a 39 anos de idade. A partir daí, após os 40 a cada 1 ou 2 anos, de acordo com o programa recomendado pelo seu médico. A partir dos 50 anos, você deve fazer uma mamografia a cada ano. Se você apresentar características de alto risco de câncer de mama, você deve começar a fazer mamografias regulares aos 35 anos ou menos.

A maior parte dos nódulos não são câncer. Na maioria das vezes eles são cistos com fluidos no tecido do seio que aumentam e diminuem com o ciclo menstrual. Mas todo nódulo deve ser avaliado. A avaliação normalmente envolve:

- um exame médico
- uma mamografia
- uma biópsia de agulha ou cirúrgica (estes testes devem ser feitos mesmo que o nódulo não seja visto na mamografia)

Se fizer biópsia de agulha (também chamada de aspiração de agulha), primeiramente será aplicada uma anestesia local para adormecer a área do seio que será analisada. Então o médico insere uma agulha dentro do nódulo e retira o fluido ou tecido dele. Se o fluido completar a agulha, o nódulo é um cisto de fluido e não câncer. Remover o fluido também faz o nódulo desaparecer. O tecido retirado pela agulha será examinado no laboratório.

Se fizer biópsia cirúrgica, será aplicada uma anestesia local por seu médico que fará um corte no seio e removerá o nódulo. Este tecido será examinado através de um microscópio. Um teste receptor de estrogênio (ER) poderá ser feito com a amostra da biópsia para ver se os hormônios promoveram o crescimento do tecido cancerígeno. Um nódulo linfático também pode ser removido das axilas para que se verifique se o câncer estendeu-se além do seio.
Como é tratado?

Se um nódulo do seio é cancerígeno, a decisão para tratamento será feito por você, seu cirurgião, e seu oncologista (especialista de câncer).Estas decisões serão baseadas no tipo e no tamanho do câncer e se ele estendeu-se para o nódulo ou para outras partes do corpo.

Os possíveis tratamentos cirúrgicos são lobectomia (remoção somente do tecido cancerígeno) ou mastectomia (remoção completa do seio). Outros tratamentos possíveis são a radiação e a quimioterapia, estes tratamentos podem ser usados isolados ou em combinação.

Se você estiver considerando a mastectomia, você deve discutir com seu cirurgião as opções e datas para a reconstrução cirúrgica.

Como posso me cuidar?

Se foi diagnosticado câncer de mama:

- discuta com seu médico a respeito do câncer e opções de tratamento. Não hesite em ter uma segunda opinião.
- Pergunte para seu médico o que deve ser feito caso o tratamento cause desconforto.
- Faça exames regulares após o tratamento terminar.
- Continue com auto-exame mensal, mesmo que ambos os seios tenham sido removidos cirurgicamente, para que se possa perceber cedo a reincidência do câncer, caso haja.

Muitos serviços de suporte estão disponíveis para as mulheres com câncer de mama. A sobrevivência ao câncer de mama continua sendo aperfeiçoado. A maior parte dos tumores são encontrados pelas próprias mulheres. Quanto mais as mulheres fizerem o auto-exame regular, mais o câncer será constatado prematuramente. Como a mamografia e outras tecnologias aperfeiçoam-se, o câncer tem sido detectado antes mesmo de sua existência ser sentida ou suspeita. Detecção prematura aumentam grandemente as chances de sobrevivência e facilitam o êxito do tratamento.


Nome: Manuela Nogueira Tavares
Turma: 701

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Por que ocorrem tantos casos de gravidez na adolescência?


       A adolescência é uma fase bastante conturbada na maioria das vezes, em razão das descobertas, das ideias diferentes as dos pais e talvez dos irmãos. Formação da identidade, fase na qual os assuntos envolvem namoro brincadeiras e tabus. Implica num período de mudanças físicas e emocionais considerado, por alguns, um momento de conflitivo ou de crise.  É um importante período no ciclo existencial da pessoa, uma tomada de posição social, familiar, sexual e entre o grupo. 
 
     A puberdade, que marca o início da vida reprodutiva da mulher, é caracterizada pelas mudanças fisiológicas corporais e psicológicas da adolescência.
      Porque a adolescente fica grávida é uma questão muito incômoda aos pesquisadores. A utilização de métodos anticoncepcionais não ocorre de modo eficaz na adolescência, inclusive devido a fatores psicológicos inerentes ao período da adolescência. A adolescente nega a possibilidade de engravidar e essa negação é tanto maior quanto menor a faixa etária.
       A atividade sexual da adolescente é, geralmente, eventual, justificando para muitas a falta de uso rotineiro de anticoncepcionais. A grande maioria delas também não assume diante da família a sua sexualidade, nem a posse do anticoncepcional, que denuncia uma vida sexual ativa. Assim sendo, além da falta ou má utilização de meios anticoncepcionais, a gravidez e o risco de engravidar na adolescente podem estar associados a uma menor auto-estima, à um funcionamento familiar inadequado, à grande permissividade falsamente apregoada como desejável à uma família moderna ou à baixa qualidade de seu tempo livre. De qualquer forma, o que parece ser quase consensual entre os pesquisadores, é que as facilidades de acesso à informação sexual não tem garantido maior proteção contra doenças sexualmente transmissíveis e nem contra a gravidez nas adolescentes.
    
Nome:  Victoria Luisa
Turma: 702

Como surgiu o crack?

     O crack surgiu nos Estados Unidos na década de 1980 em bairros pobres de Nova Iorque, Los Angeles e Miami. O baixo preço da droga e a possibilidade de fabricação caseira atraíram consumidores que não podiam comprar cocaína refinada, mais cara e, por isso, de difícil acesso. Aos jovens atraídos pelo custviram no crack uma opção com efeitos igualmente intensos.
     No Brasil, a droga chegou no início da década de 1990 e se disseminou inicialmente em São Paulo. O consumo do crack se alastrou no País por ser uma droga de custo mais baixo que o cloridrato de coca, a cocaína refinada (em pó). Para produzir o crack, os traficantes utilizam menos produtos químicos para fabricação, o que a torna mais barata.
     Quando a pessoa acaba de fumar, a droga vai para seu cérebro em menos de 15 segundos e depois a pessoa perde seu controle e só faz besteira ai começa aquela ambição ''quero mais quero mais'' quando percebe sua vida esta acabada. O crack não é uma doença é um vicio que entra na sua vida para nunca mais sair.

Intoxicação pelo metal
O usuário aquece a lata de refrigerante para inalar o crack. Além do vapor da droga, ele aspira o alumínio, que se desprende com facilidade da lata aquecida. O metal se espalha pela corrente sanguínea e provoca danos ao cérebro, aos pulmões, rins e ossos.
Fome e sono
O organismo passa a funcionar em função da droga. O dependente quase não come ou dorme. Ocorre um processo rápido de emagrecimento. Os casos de desnutrição são comuns. A dependência também se reflete em ausência de hábitos básicos de higiene e cuidados com a aparência.
Pulmões
A fumaça do crack gera lesão nos pulmões, levando a disfunções. Como já há um processo de emagrecimento, os dependentes ficam vulneráveis a doenças como pneumonia e tuberculose. Também há evidências de que o crack causa problemas respiratórios agudos, incluindo tosse, falta de ar e dores fortes no peito.
Coração
A liberação de dopamina faz o usuário de crack ficar mais agitado, o que leva a aumento da presença de adrenalina no organismo. A consequência é o aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial. Problemas cardiovasculares, como infarto, podem ocorrer.
Ossos e Músculos
O uso crônico da droga pode levar à degeneração irreversível dos músculos esqueléticos, chamada rabdomiólise.
Oscilações de humor
O crack provoca lesões no cérebro, causando perda de função de neurônios. Isso resulta em deficiências de memória e de concentração, oscilações de humor, baixo limite para frustração e dificuldade de ter relacionamentos afetivos. O tratamento permite reverter parte dos danos, mas às vezes o quadro é irreversível
Prejuízo cognitivo
Pode ser grave e rápido. Há casos de pacientes com seis meses de dependência que apresentavam QI equivalente a 100, dentro da média. Num teste refeito um ano depois, o QI havia baixado para 80
Doenças psiquiátricas
Em razão da ação no cérebro, quadros psiquiátricos mais graves também podem ocorrer, com psicoses, paranoia, alucinações e delírios.
Sexo
O desejo sexual diminui. Os homens têm dificuldade para conseguir ereção. Há pesquisas que associam o uso do crack à maior suscetibilidade a doenças sexualmente transmissíveis, em razão do comportamento promíscuo que os usuários adotam.
Morte
Pacientes podem morrer de doenças cardiovasculares (derrame e infarto) e relacionadas ao enfraquecimento do organismo (tuberculose). A causa mais comum de óbito é a exposição à violência e a situações de perigo, por causa do envolvimento com traficantes, por exemplo.
   
Nome: Thays Ketlyn Rodrigues     
Turma: 702